A embalagem utilizada em um produto tem influência significativa na decisão de compra do consumidor, que considera aspectos positivos como a proteção do produto e das informações nele contidas.
Mas, segundo pesquisa realizada com 400 consumidores pela Two Sides no Brasil, a quantidade de resíduos gerados pelas embalagens e a reciclagem, ainda incipiente, são pontos fundamentais para seu aproveitamento.
As características das embalagens que mais impactam nas compras são a capacidade de proteger o produto, citada por 64% dos entrevistados; as informações que trazem, citadas por 52% dos entrevistados e a facilidade de abrir ou fechar, relevante para 47% dos entrevistados.
O tamanho das embalagens, mais especificamente embalagens menores, bem como sua aparência e as matérias-primas utilizadas em sua fabricação também são fatores que o consumidor leva em consideração no momento da compra. Dentre as embalagens descartadas, segundo os entrevistados, as principais fontes de desperdício foram maços de cigarros, canecas de café, embalagens de salgadinhos, canudos e tampas de garrafas e sacolas plásticas. Em contraste, as sacolas de papel são consideradas uma fonte menos importante de resíduos.
Quando trata de questões ambientais, quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para o meio ambiente e por ser mais fácil de reciclar. O peso menor das embalagens de papel foi uma característica apontada por mais da metade dos entrevistados (52%), bem como sua praticidade, atributo citado por 30% dos pesquisados, além de ser um material de uso seguro aspecto também indicado no caso do vidro.
O plástico não figurou como material preferido em nenhum dos aspectos questionados e foi apontado como o material menos amigável ao meio ambiente.
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